sábado, 5 de fevereiro de 2011

Grandes Acontecimentos no Oriente Médio

Inicio da crise de 2003

A ofensiva israelense contra palestinos começou após um atentado suicida (são os chamados homens bomba, que cometem um atentado para matar muitas pessoas e se matam junto), iniciou-se uma crise (2002/2003) que fez com que as negociações de cessar fogo fossem aceitas pelos países. Era exigida agora uma retomada das negociações da política junto a uma declaração de cessar fogo pelos palestinos.           
            Israel não aceita as condições que lhes foi dada e arma colônias judaicas os território. Liderança palestina reluta na decisão por não querer dar o braço a torcer. Período de expansão dessas colônias e mais atentados terroristas.
            Acordos de paz são derrubados em 2000 e começa a INTIFADA.
            Em 2003 há o aumento dos atentados contra Israel e como conseqüência, o país resolve erguer um muro separando a Cisjordânia de Israel para tentar dificultar os acontecimentos.


A Guerra no Líbano é a guerra civil causada pelas divergências entre os cristãos que não apóiam a presença de palestinos e os muçulmanos que os apóiam. A Guerra traz o enfraquecimento da economia do país, que começou por volta de 1982 a 1990 quando os lugares importantes são divididos igualmente entre ambas as partes.

A Revolução islâmico-iraniana deu-se a partir de uma crise decorrente de uma não aceitação da sociedade diante do governo do país, onde foram tomadas atitudes como a proibição do consumo de álcool, filmes ocidentais foram banidos, dentre outras ações que ficaram marcadas como fundamentalismo islâmico (que se fortaleceu no Islã e geraram conflitos com os países que não eram a favor, a partir de alianças com aqueles que também se opunham a governos pró-ocidentais).

            Guerra Irã X Iraque ( 1980-1988), causada pela partilha das águas do Estreito do Chatt-tl-Arab, alem do desejo de recuperar terras, refletiu na diminuição da produção de petróleo do Irã, com bombardeamentos e ameaças de fechar o caminho de ligação de comercio com o golfo pérsico acabou apenas em 1988 com o aumento da frota americana do mar da Arábia, tentando evitar ataques.

            A primeira guerra no Golfo foi em 1991 após uma invasão do Kuwait pelo Iraque, que se encontrava em péssimas condições após a guerra contra o Irã, e achou como justificativa para a invasão o fato de que a região era uma antiga província, queria mostrar o seu poder para o mundo e expandir saídas para o Golfo Pérsico. A ONU dá um prazo para a desocupação do Iraque na região, porém o prazo é estourado e inicia-se então a “tempestade no Deserto”, com inúmeros bombardeios e armas de alta tecnologia.
            Foi decretada a guerra santa por Saddam, contra o ocidente e acabou por atacar Israel. Kuwait torna-se um desastre. Grandes quantidades de petróleo foram despejadas no mar, e uma ameaça aos animais torna-se forte, além da degradação do ar.

A segunda guerra do golfo (2003) chamada Operação Liberdade Iraquiana, foi o confronto entre os EUA e o Iraque. Os esforços dos Estados Unidos eram para depor Saddam Hussein da "guerra contra o Islã"e instalar um novo governo.


Oriente Médio (quadro político)

A Palestina
                (É a região que denominamos oriente médio. )
Foi conquistada pelos israelenses, sofreu várias invasões (como a de Nabucodonosor), iniciou um processo de dispersão muçulmana, conhecido também como diáspora. Foi conquistada tempos depois pelos árabes. Teve o movimento sionista (que pregava a criação de um estado judeu na antiga pátria dos hebreus), e durante a primeira guerra mundial, a Palestina passa a ser governada pela Grã-Bretanha,.
Começa a haver um movimento de imigração dos judeus, o que gera desconforto na população e a formação de uma organização paramilitar – Haganah (que seria uma autodefesa e posteriormente uma ferramenta de operações de ataques aos árabes). A Grã-Bretanha tenta frear esse movimento, pois não queria “aborrecer” os EUA, com o qual obtinha relações lucrativas e se vê num confronto pela pressão mundial e pelas ações terroristas, pela situação em que estava vivenciando.
Em 1947, é aprovado um plano de Partilha da Palestina pelas Nações Unidas, onde estaria decidida a criação de um estado árabe e um judeu, porém, ambas as partes não concordaram com o que fora proposto. Logo após, (em 1948) Israel é atacada pelo Egito e assim inicia-se a Primeira Guerra Árabe-Israelense, onde os árabes perdem e Israel passa a ter o controle.
Em 1956 há a Segunda Guerra Árabe-Israelense, causado principalmente pela nacionalização do Canal de Suez, onde Israel ocupa a Península do Sinai (Egito).
Em 1967 ocorre a Terceira Guerra Árabe-Israelense (Guerra dos seis dias), quando Israel ocupa territórios como a Faixa de Gaza, e o Canal de Suez.
Em 1970, conhecido como “Setembro Negro”, acontece um massacre cujo objetivo era por fim às retaliações israelenses contra a Jordânia.
Em 1973, um novo conflito, a Quarta Guerra Árabe-Israelense ( O Dia do Perdão), onde Egito e Síria atacam Israel e são derrotados. Assim, usam da  Organização dos Paises Exportadores de Petróleo – OPEP para pressionar os países ocidentais para diminuir os apoios a Israel, aumentando o valor do petróleo (arma política).
Em 1987 há uma revolta popular, conhecida como Intifada, onde os palestinos colocam-se contra a ocupação israelense.
São realizadas Conferências de Paz par ao Oriente Médio. ( como a primeira conferência em 1991 em Madri).
É feita uma Declaração de Princípios sobre a autonomia limitada dos territórios ocupados. Grupos Palestinos se opõem a qualquer acordo e continuam em guerra.
Em 1994 a Jordânia assina um acordo de Paz com os Árabes.
E como fica a situação dos territórios?

“Há duas guerras em andamento no Oriente Médio. Entre palestinos e israelenses.
                “Uma é a da nação palestina para libertar-se da ocupação e por seu direito a um Estado independente, e outra é travada pelo islã fanático para destruir Israel e expulsar os judeus de sua terra.”

 OBS: Referência de 2002;

O Continente Asiático


É o maior continente do mundo, além de ter também a maior concentração populacional, os chamados formigueiros humanos.
O Oriente Médio é a região estratégica da Ásia. Possui clima semi-arido e desértico.Tem uma população variada, com diversos credos e de origens diferentes, o que ocasiona divergências entre eles, além da divisão política.
            Economicamente, tem suas atividades voltadas para a exploração do petróleo, já que possui uma boa reserva petrolífica. Além dessa atividade, outra que se destaca também é o pastoreio nômade ( criação de animais) e a agricultura.
            A civilização islãmica segue a religião muçulmana, na qual estão cercados por obrigações e deveres regirosos que são impostos. Eles tem um Deus, chamado Alá, e o que chamados de bíblia, é o Corão deles. Eles têm que rezar no mínimo 3 vezes ao dia, sempre em direção a Meca (centro muçulmano onde está a casa de Deus - Caaba) e o seu seguidor e expansionista da religião, Maomé. Com a morte do seguidor, foi divido em dois grupos, de acordo com os critérios de crença de cada um deles: sunitas e xiitas, onde o primeiro seguia os princípios de Maomé, e o outro, acreditava que o líder religioso deveria ser um descedete de Maomé.

            A situação da população muçulmana árabe é critica. Dados estatísticos revelam que a economia da região pe muito baixa e as condições de vida são alarmantes.

 Petróleo
                       
Como fá foi dito, a esploração de petróleo é a principal atividade do Oriete Médio. Foi criada a organização OPEP (Orgaização dos Países Exportadores de Petróleo) e a OPAEP ( Organização dos Países Árabes Exportadores de Petróleo). Com uma represália à politica noote-americana, a OPEP tem uma fase de grande faturamento até uma retração no mercado mundial em 1981 que diminuiu o consumo dos países que importavam o petróleo deles. A organização chega a liberar os preços a fim de reerguer as vendas mas a concorrencia torna-se mais forte, e assim a OPEP foi perdendo gradativamente seu lugar no mercado.

A globalização



     A globalização é uma consequência do sistema capitalista. Com o passar do tempo, houve uma intensificação dos processos de internacionalização econômica entre os paises ( são só econônimas, mas de todos os gêneros), o que denominou-se globalização.
    Suas principais características são as multinacionais e as transnacionais, que fazem com que haja uma ligação com todas as partes do mundo, e pricipalmente, que haja o fluxo de capital e lucro (que são características fudamentais do sistema). Diz-se também que a globalização diminui o mundo. Mas como isso? Bom, de fato a globalização diminui o mundo, pois as facilidades de relações que cria faz com que as distâncias muitas vezes não seja um problema, o que da a impressão de que o mundo está menor, claro que no sentido figurado.

A globalização



     A globalização é uma consequência do sistema capitalista. Com o passar do tempo, houve uma intensificação dos processos de internacionalização econômica entre os paises ( são só econônimas, mas de todos os gêneros), o que denominou-se globalização.
    Suas principais características são as multinacionais e as transnacionais, que fazem com que haja uma ligação com todas as partes do mundo, e pricipalmente, que haja o fluxo de capital e lucro (que são características fudamentais do sistema). Diz-se também que a globalização diminui o mundo. Mas como isso? Bom, de fato a globalização diminui o mundo, pois as facilidades de relações que cria faz com que as distâncias muitas vezes não seja um problema, o que da a impressão de que o mundo está menor, claro que no sentido figurado.

Países Desenvolvidos e Subdesenvolvidos


        Com a implantação do capitalismo, cresceram as diferenças (em ambos aspectos) entre os paises, e assim, foram classificados como desenvolvidos ou subdesenvolvidos.                                                                           
         Os chamados paises desenvolvidos, têm uma boa qualidade de vida e recursos, tanto econômicos como sociais. Já os países subdesenvolvidos, são aqueles que dependem de outro para a realização de suas atividades, além de não terem boa espectativa na qualidade de vida e outros setores básicos que o compõe.

A teoria dos Mundos

        Os continentes foram divididos de acordo com características comuns, e os países também. Assim, foi criada uma teoria que dividiria o mundo em três:
  
     - O Primeiro Mundo é formado pelos países desenvolvidos.
     - O Segundo Mundo é formado pelos países socialistas.
     - O Terceiro Mudo é formado pelos países subdesenvolvidos.

As tenções do capitalismo com o socialismo

      Com a existência e implantação de mais de um sistema socioeconomico o mundo, é atural que começem a haver diverências entre eles, onde as maiores potências da época é que mais se destacaram: Estados Unidos da América e União Soviética ou URRS.
      A partir disso, os paises que depediam dessas potências começaram a querer revindicar seus direitos, podendo ter mais autonomia detro das decisões. Era a criação do grupo dos países não alinhados do Terceiro Mundo (que não teve muitas conquistas, pois depedem do capital de fora).

Socialismo e Comunismo

    O socialismo e o comunismo são doutrinas que surgiram no século XIX (19), junto com o capitalismo industrial. Suas características principais eram a da estatização dos meis de produção, desenvolvimento social como objetivo, ter uma economia planificada e uma redistribuição de renda.
     Um dos teóricos que se destacou foi o Karl Marx, que fez uma teoria de acordo com uma análise da história do capitalismo, onde afirmava a concentração de capital, a exploração de trabalho, dentre outros mais. Além disso, Marx acreditava que o comunismo era a última etapa do desenvolvimento histórico do processo socialista.
     Ocorriam também as manifestações socialistas, só que haviam grupos que nao concordavam entre si e por isso foi feita uma divisão. De um lado haviam os
bolcheviques e de outro, os mencheviques.

          Os bolcheviques  era o grupo mais radical, como Lenin e Stalin, da revolução do proletariado.
          Os mencheviques era o grupo socialdemocrata, mais moderado.

E assim o comunismo passa a ser o movimento político russo e o socialismo passa a indicar a filosofia de Estado.

   Foi um sistema muito adotado após a Segunda Guerra Mundial, porém, após o fim da URSS, poucos manteram esse sistema

Capitalismo


      Já no início do século XV (15) esse sistema socioeconomico ja tinha sido adotado (é claro que não da mesma forma como é nos dias de hoje). Era o chamado capitalismo comercial (isso porque o capitalismo teve três fases, sendo esta, a primeira). Com esse novo sistema, o feudalismo (sistema antecessor do capitalismo) foi decaindo e cada vez mais aumentava-se a formação da burguesia e do proletariado (eram as classes sociais decorrentes do capitalismo), surgindo também o trabalho assalariado (importantes características).
    Após a sua implantação e ampliação, ocorre a Revolução Industrial (1750) e o acúmulo de capital (dinheiro) e expansão tornam-se em massa (grande quantidade). Assim, surge a necessidade de se ter uma garantia se que haveria mão de obra e um lugar no mercado para a comercialização. Era o início do
capitalismo industrial.
    Como resultado das disputas geradas após a revolução industrial, ocorre o imperialismo, e como consequências, o militarismo, nacionalismo, e a hierarquização das nações. Logo após, ocorrem outros acontecimentos que acabam acarretando a Segunda Guerra Mundial, onde inicia-se o
capitalismo financeiro, cujo maior interesse é o acúmulo de capital, marcado por grandes investimentos, pelo lucro como objetivo, além do trabalho assalariado, a propriedade privada e as classes sociais.

Como é a divisão político-econômica do Mundo?

    A divisão político-econômica do Mundo é feita através de critérios. Dentre esses critérios, temos os dos continentes (que nós ja vimos) e aquele que utiliza-se dos conjuntos de nações de acordo com o sistema em que vivem (são os chamados sistemas socioeconomicos).
   Os sistemas socioeconômicos são o
capitalismo e o socialismo ( que serão vistos na proxima postagem).

Os Climas

    Assim como são classificados os diferentes continentes, os climas também tem essa qualificação, e para isso, é usado do critério de temperatura e umidade do local. Sendo assim, temos os seguintes aspectos:
 
Climas úmidos podem ser: - Quentes ou tropicais;
      É como se fosse a passagem do clima Equatorial para o Desértico. Tem temperaturas altas o ano todo, com verões de chuva e invernos secos. - Temperados;
       Caracterizados pelas quatro estações do ano bem definidas. Subclassificam-se em:
           - marítimo (influência  dos oceanos) com temperaturas constantes.
           - continental (com verões muito quentes e invernos rigorosos).
 
- Subtropicais;
        É aquele que ocorre entre os climas Tropicais e Temperados. Tem muitas chuvas, com verões quentes e invernos frios.
Climas secos podem ser: - Áridos e semi-áridos;       Clima de locais com poucas chuvas, sendo elas mal distribuidas durante o ano. - Deserticos;

      Locais com temperaturas extremas, onde de dia o calor é muito forte, chegando facilmente a 40ºC e a noite, muito frio

Os Continentes (características)

Agora que sabemos como são divididas as "porções de terra" do nosso planeta, cabe a nós conhecer um pouco mais sobre eles. - O Continente Americano é cortado pelos Trópicos de Câncer, de Capricórnio, pelo Círculo Polar Ártico e pela linha do Equador. Esclarecendo que Trópicos são as linhas imaginarias que "dividem" a Terra.
 
* Veja como estão situadas as linhas imaginarias no Mapa Mundi: 
http://www.citi.pt/citi_2005_trabs/antonio_carvalho/images/Zonas%20Climaticas.jpg  (créditos google)

Bom, voltando ao continente, ele é banhado pelos oceanos Atlântico, Pacífico e Ártico.
 - O Continente Eurasiano é o maior dos blocos continentais. É cortado pelo Trópico de Câncer, pela linha do Equador e pelo Círculo Polar Ártico. É banhado pelos oceanos Ártico, e Índico. - O Continente Africano é cortado pelo trópico de Câncer e de Capricórnio, além da Linha do Equador e é banhado pelos oceanos Atlântico e Indico. - O Continente Australiano (Oceania) é o menor dos blocos continentais, cortado apenas pelo trópico de Capricórnio e banhado pelos oceanos Índico e Pacífico. - O Continente Antártico (Antártida) é cortada pelo círculo Polar Antártico e pe banhado pelos oceanos Pacífico, Atlântico e Índico

O Planeta Terra em Continentes e Oceanos

      O Planeta Terra ou também chamado (oficialmente) de Planeta Água ou simplesmente Terra (ou seja lá como você queira denominá-la) é um planeta constituido (que tem) por muito, mas muito mais água do que terra, (e quando falamos de água, não é essa que sai na torneira da pia da cozinha não, e sim a agua salgada que é muito mais abundante que a que de fato sai nas torneirinhas de casa (água doce)).
    Dentro desse mundo de água, classificamos essas "porções salgadas" como mares abertos (aqueles que tem ligação direta aos oceanos), interiores (aqueles que tem uma pequena "ligação" aos oceanos) e os fechados (aqueles que são totalmente separados dos oceanos). Já as "porções de terra", onde nós habitamos, são divididas em continentes, sendo eles:

 * o continente Americano (onde estão as Américas do Norte, Central e do Sul)
        - No Mapa Mundi, o continente americano está a esquerda,
(sendo ele toda aquela parte comprida), também denominada Parte Ocidental;  Você pode vê-lo através desse link abaixo:http://www.clickescolar.com.br/wp-content/uploads/2010/03/continente-americano.jpg
 ( créditos google)

* o continente Eurasiano (Onde estão a Europa e Ásia)
     
- perceba a relação do nome, isso pode ajudá-lo a guardar.
Veja ele no mapa: http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/continenteseoceanos/content_clip_image013.jpg (créditos google)

    * o continente Africano
(É aquele "pedaço de Terra" que fica "do lado" da América do Sul, ou um daqueles lugares onde vemos documentários sobre leões e outro animais de lá).
   OBS: O Continente Africano não é a África, ou pelo menos nao apenas ela. A África é um país que situa-se nesse continente, além de outros muitos paises também.

* o continente Australiano  ( Oceania )
Veja ele no mapa: 
http://thumbs.dreamstime.com/thumblarge_318/122330822554l295.jpg  (créditos google)

* o continente Antártico (Antártida)
Veja ele no mapa: 
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/antartida-continente/imagens/mapa-da-antartida-2.gif   ( créditos google)

O Mapa Mundi:
http://www.grupoescolar.com/a/b/C35EB.jpg