sábado, 5 de fevereiro de 2011

Oriente Médio (quadro político)

A Palestina
                (É a região que denominamos oriente médio. )
Foi conquistada pelos israelenses, sofreu várias invasões (como a de Nabucodonosor), iniciou um processo de dispersão muçulmana, conhecido também como diáspora. Foi conquistada tempos depois pelos árabes. Teve o movimento sionista (que pregava a criação de um estado judeu na antiga pátria dos hebreus), e durante a primeira guerra mundial, a Palestina passa a ser governada pela Grã-Bretanha,.
Começa a haver um movimento de imigração dos judeus, o que gera desconforto na população e a formação de uma organização paramilitar – Haganah (que seria uma autodefesa e posteriormente uma ferramenta de operações de ataques aos árabes). A Grã-Bretanha tenta frear esse movimento, pois não queria “aborrecer” os EUA, com o qual obtinha relações lucrativas e se vê num confronto pela pressão mundial e pelas ações terroristas, pela situação em que estava vivenciando.
Em 1947, é aprovado um plano de Partilha da Palestina pelas Nações Unidas, onde estaria decidida a criação de um estado árabe e um judeu, porém, ambas as partes não concordaram com o que fora proposto. Logo após, (em 1948) Israel é atacada pelo Egito e assim inicia-se a Primeira Guerra Árabe-Israelense, onde os árabes perdem e Israel passa a ter o controle.
Em 1956 há a Segunda Guerra Árabe-Israelense, causado principalmente pela nacionalização do Canal de Suez, onde Israel ocupa a Península do Sinai (Egito).
Em 1967 ocorre a Terceira Guerra Árabe-Israelense (Guerra dos seis dias), quando Israel ocupa territórios como a Faixa de Gaza, e o Canal de Suez.
Em 1970, conhecido como “Setembro Negro”, acontece um massacre cujo objetivo era por fim às retaliações israelenses contra a Jordânia.
Em 1973, um novo conflito, a Quarta Guerra Árabe-Israelense ( O Dia do Perdão), onde Egito e Síria atacam Israel e são derrotados. Assim, usam da  Organização dos Paises Exportadores de Petróleo – OPEP para pressionar os países ocidentais para diminuir os apoios a Israel, aumentando o valor do petróleo (arma política).
Em 1987 há uma revolta popular, conhecida como Intifada, onde os palestinos colocam-se contra a ocupação israelense.
São realizadas Conferências de Paz par ao Oriente Médio. ( como a primeira conferência em 1991 em Madri).
É feita uma Declaração de Princípios sobre a autonomia limitada dos territórios ocupados. Grupos Palestinos se opõem a qualquer acordo e continuam em guerra.
Em 1994 a Jordânia assina um acordo de Paz com os Árabes.
E como fica a situação dos territórios?

“Há duas guerras em andamento no Oriente Médio. Entre palestinos e israelenses.
                “Uma é a da nação palestina para libertar-se da ocupação e por seu direito a um Estado independente, e outra é travada pelo islã fanático para destruir Israel e expulsar os judeus de sua terra.”

 OBS: Referência de 2002;

Nenhum comentário:

Postar um comentário