sábado, 5 de fevereiro de 2011

O Planeta Terra em Continentes e Oceanos

      O Planeta Terra ou também chamado (oficialmente) de Planeta Água ou simplesmente Terra (ou seja lá como você queira denominá-la) é um planeta constituido (que tem) por muito, mas muito mais água do que terra, (e quando falamos de água, não é essa que sai na torneira da pia da cozinha não, e sim a agua salgada que é muito mais abundante que a que de fato sai nas torneirinhas de casa (água doce)).
    Dentro desse mundo de água, classificamos essas "porções salgadas" como mares abertos (aqueles que tem ligação direta aos oceanos), interiores (aqueles que tem uma pequena "ligação" aos oceanos) e os fechados (aqueles que são totalmente separados dos oceanos). Já as "porções de terra", onde nós habitamos, são divididas em continentes, sendo eles:

 * o continente Americano (onde estão as Américas do Norte, Central e do Sul)
        - No Mapa Mundi, o continente americano está a esquerda,
(sendo ele toda aquela parte comprida), também denominada Parte Ocidental;  Você pode vê-lo através desse link abaixo:http://www.clickescolar.com.br/wp-content/uploads/2010/03/continente-americano.jpg
 ( créditos google)

* o continente Eurasiano (Onde estão a Europa e Ásia)
     
- perceba a relação do nome, isso pode ajudá-lo a guardar.
Veja ele no mapa: http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/continenteseoceanos/content_clip_image013.jpg (créditos google)

    * o continente Africano
(É aquele "pedaço de Terra" que fica "do lado" da América do Sul, ou um daqueles lugares onde vemos documentários sobre leões e outro animais de lá).
   OBS: O Continente Africano não é a África, ou pelo menos nao apenas ela. A África é um país que situa-se nesse continente, além de outros muitos paises também.

* o continente Australiano  ( Oceania )
Veja ele no mapa: 
http://thumbs.dreamstime.com/thumblarge_318/122330822554l295.jpg  (créditos google)

* o continente Antártico (Antártida)
Veja ele no mapa: 
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/antartida-continente/imagens/mapa-da-antartida-2.gif   ( créditos google)

O Mapa Mundi:
http://www.grupoescolar.com/a/b/C35EB.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário