sábado, 5 de fevereiro de 2011

O Continente Asiático


É o maior continente do mundo, além de ter também a maior concentração populacional, os chamados formigueiros humanos.
O Oriente Médio é a região estratégica da Ásia. Possui clima semi-arido e desértico.Tem uma população variada, com diversos credos e de origens diferentes, o que ocasiona divergências entre eles, além da divisão política.
            Economicamente, tem suas atividades voltadas para a exploração do petróleo, já que possui uma boa reserva petrolífica. Além dessa atividade, outra que se destaca também é o pastoreio nômade ( criação de animais) e a agricultura.
            A civilização islãmica segue a religião muçulmana, na qual estão cercados por obrigações e deveres regirosos que são impostos. Eles tem um Deus, chamado Alá, e o que chamados de bíblia, é o Corão deles. Eles têm que rezar no mínimo 3 vezes ao dia, sempre em direção a Meca (centro muçulmano onde está a casa de Deus - Caaba) e o seu seguidor e expansionista da religião, Maomé. Com a morte do seguidor, foi divido em dois grupos, de acordo com os critérios de crença de cada um deles: sunitas e xiitas, onde o primeiro seguia os princípios de Maomé, e o outro, acreditava que o líder religioso deveria ser um descedete de Maomé.

            A situação da população muçulmana árabe é critica. Dados estatísticos revelam que a economia da região pe muito baixa e as condições de vida são alarmantes.

 Petróleo
                       
Como fá foi dito, a esploração de petróleo é a principal atividade do Oriete Médio. Foi criada a organização OPEP (Orgaização dos Países Exportadores de Petróleo) e a OPAEP ( Organização dos Países Árabes Exportadores de Petróleo). Com uma represália à politica noote-americana, a OPEP tem uma fase de grande faturamento até uma retração no mercado mundial em 1981 que diminuiu o consumo dos países que importavam o petróleo deles. A organização chega a liberar os preços a fim de reerguer as vendas mas a concorrencia torna-se mais forte, e assim a OPEP foi perdendo gradativamente seu lugar no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário