sábado, 5 de fevereiro de 2011

Grandes Acontecimentos no Oriente Médio

Inicio da crise de 2003

A ofensiva israelense contra palestinos começou após um atentado suicida (são os chamados homens bomba, que cometem um atentado para matar muitas pessoas e se matam junto), iniciou-se uma crise (2002/2003) que fez com que as negociações de cessar fogo fossem aceitas pelos países. Era exigida agora uma retomada das negociações da política junto a uma declaração de cessar fogo pelos palestinos.           
            Israel não aceita as condições que lhes foi dada e arma colônias judaicas os território. Liderança palestina reluta na decisão por não querer dar o braço a torcer. Período de expansão dessas colônias e mais atentados terroristas.
            Acordos de paz são derrubados em 2000 e começa a INTIFADA.
            Em 2003 há o aumento dos atentados contra Israel e como conseqüência, o país resolve erguer um muro separando a Cisjordânia de Israel para tentar dificultar os acontecimentos.


A Guerra no Líbano é a guerra civil causada pelas divergências entre os cristãos que não apóiam a presença de palestinos e os muçulmanos que os apóiam. A Guerra traz o enfraquecimento da economia do país, que começou por volta de 1982 a 1990 quando os lugares importantes são divididos igualmente entre ambas as partes.

A Revolução islâmico-iraniana deu-se a partir de uma crise decorrente de uma não aceitação da sociedade diante do governo do país, onde foram tomadas atitudes como a proibição do consumo de álcool, filmes ocidentais foram banidos, dentre outras ações que ficaram marcadas como fundamentalismo islâmico (que se fortaleceu no Islã e geraram conflitos com os países que não eram a favor, a partir de alianças com aqueles que também se opunham a governos pró-ocidentais).

            Guerra Irã X Iraque ( 1980-1988), causada pela partilha das águas do Estreito do Chatt-tl-Arab, alem do desejo de recuperar terras, refletiu na diminuição da produção de petróleo do Irã, com bombardeamentos e ameaças de fechar o caminho de ligação de comercio com o golfo pérsico acabou apenas em 1988 com o aumento da frota americana do mar da Arábia, tentando evitar ataques.

            A primeira guerra no Golfo foi em 1991 após uma invasão do Kuwait pelo Iraque, que se encontrava em péssimas condições após a guerra contra o Irã, e achou como justificativa para a invasão o fato de que a região era uma antiga província, queria mostrar o seu poder para o mundo e expandir saídas para o Golfo Pérsico. A ONU dá um prazo para a desocupação do Iraque na região, porém o prazo é estourado e inicia-se então a “tempestade no Deserto”, com inúmeros bombardeios e armas de alta tecnologia.
            Foi decretada a guerra santa por Saddam, contra o ocidente e acabou por atacar Israel. Kuwait torna-se um desastre. Grandes quantidades de petróleo foram despejadas no mar, e uma ameaça aos animais torna-se forte, além da degradação do ar.

A segunda guerra do golfo (2003) chamada Operação Liberdade Iraquiana, foi o confronto entre os EUA e o Iraque. Os esforços dos Estados Unidos eram para depor Saddam Hussein da "guerra contra o Islã"e instalar um novo governo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário